Empate em Setúbal

Ontem à tarde, em Setúbal, a uma hora imprópria, sobretudo para Verão, e pior ainda para quem trabalha, assistimos a um bom jogo.

Com portas abertas, terão estado no Bonfim uns 1.200 adeptos, entre os quais uns 150"pastéis" e uma vintena de Furiosos, que se fizeram ouvir bem. Houve tempo para um agradável convívio com o pessoal 5 estrelas do VIII Exército, antes e depois do jogo, tanto no Bonfim como numa volta pela tradicional feira de São Tiago. E assistiu-se a um desafio vivo, condimentado com 4 golos (embora todos com certas culpas das defesas), num interessante contraste de estilos: mais directo o do Vitória; mais trabalhado e apoiado o do Belenenses.
O onze inicial foi o seguinte: Costinha; Cândido Costa, Rodrigo Arroz, Matheus Lopes e China; Carciano; Mano, Silas e Zé Pedro; Vinicius e Marcelo.
A 1ª parte terminou com a equipa local a ganhar por 1-0, com um golo marcado já perto do intervalo, num lance em que a defesa do Belenenses e o próprio avançado vitoriano julgaram haver fora de jogo. Mas não havia, e apesar de Costinha ainda ter detido o remate, a bola entrou mesmo. Apesar deste resultado, o Belenenses construiu boas jogadas, faltando apenas mais agressividade na grande-área.

No 2º tempo, com a entrada de Maikon (a substituir Vinicius), o Belenenses surgiu em grande estilo, realizando um quarto de hora de excelente categoria. Foi, pois, com naturalidade, que a nossa equipa deu a volta ao jogo, com golos de Mano e Silas, colocando-se em vantagem no marcador.


Quando parecia que o Belenenses estava imparável, o jogo recrudesceu em entradas violentas. Estas aconteceram de ambos os lados mas o facto é que cartões e lesões foram só para um lado, o Belenenses. E Maikon teve que sair.

Deste modo, o jogo reequilibrou-se, e o Vitória chegou ao empate, resultado que aceitamos como justo.

Diante de um adversário já com mais jogos, incluindo com equipas britânicas e que (como nós) permanece invencível, o Belenenses deixou boas indicações. Nota-se que há um trabalho sério, que há boa preparação física, que há várias soluções (no meio campo melhorámos muito em opções face à época passada), que há bons jogadores entre os "novos" e que, com um "matador", o Belém pode fazer bastantes estragos.

Maikon impressionou-nos especialmente, e mexeu completamente com o jogo nos 20 minutos que esteve em campo. Mas confirmou-se também a qualidade de China, Carciano, Vinicius (embora a jogar em posição fora da habitual) e Marcelo (a ganhar ritmo e a prometer ser um caso sério. Ontem, ofereceu o golo a Mano, com muita classe). Rodrigo Arroz não fica isento de culpas no 2º golo sadino mas apostamos nele como uma referência.

Dos que já estavam no Belenenses, destaque para Silas (que parece em excelente forma). Gostámos também de Mano, Assis e, a espaços, Zé Pedro.

Repare-se que de fora, por problemas físicos, ficaram ainda Gavilán, Roncatto, Evandro Paulista, João Paulo Oliveira, Sérgio Organista e Carlos Alves. Muito boa gente...



Sábado, vamos à Amadora jogar com o Estrela, e a concentração é "lá", às 17h. O jogo começa às 18h. Agradecia-se que, desta vez, os jogadores viessem agradecer a presença e o apoio dos adeptos. É que ninguém nos paga para isso - antes pelo contrário!

Sem comentários: