O MAGO E OS ADEPTOS

O Inter de Milão acaba de conquistar a sua 3ª Liga dos Campeões, pela mão de José Mourinho (que jogou no Belenenses e é filho de um nosso ex-Guarda Redes, vice-campeão nacional em 1973). Quarenta cinco anos depois, os negro-azuis repetem as proezas de 1964 e 1965.

Nessa altura, o treinador do Inter era o famosíssimo Helénio Herrera, "o Mago", um dos mais lendários treinadores mundiais de todos os tempos. E, como em tantas outras coisas do futebol mundial, a história de Helénio Herrera cruza-se com a do Belenenses.

Ele treinou o Belenenses no final da época de 56-57 e na época de 57-58. No primeiro caso ficámos em 3º lugar, e no segundo ano em 4º lugar. Foi uma classificação decepcionante - naquela altura, para o Belenenses, ficar em 3º era uma desilusão, e ficar em 4º era ficar em último. Mas, para tal, muito contribuiu as lesões que assolaram o grande e incomparável Matateu, que fez muito poucos jogos nessa 2ª época. Se tivermos em conta que, só num dos jogos em que alinhou, Matateu marcou 5 golos na vitória 9-3 sobre o Braga, fica ainda mais claro o que essa ausência significou.

Apesar disso, ficou associado a um registo curioso: com ele a treinador, o Belenenses foi a 1ª equipa a ganhar na Luz. Como, aliás, já fora a 1ª a ganhar nas Antas (casa do F.C.Porto) e a 1ª a pontuar em Alvalade. Signos da nossa grandeza!

Ao chegar ao Belenenses, que o contratou ao Sevilha, onde fora vice-campeão, tinha no seu currículum dois Campeonatos de Espanha. Também já tinha sido Seleccionador de França. Só um grande Belenenses iria buscar um treinador assim. Mas foi depois de passar por Belém que conquistou os maiores feitos - ficou abençoado...

Assim, do Belenenses seguiu para o Barcelona. Curiosamente, com ele a treinadodor dos catalães, vencemos o Barcelona por 2-1, em Maio de 1958. Quatro meses depois, já com ele no Barça, no jogo de retribuição, perdemos 2-1 nna Catalunha.

Ao serviço do Barcelona, até 1960, conquistou 2 Campeonatos, 1 Taça de Espanha, e 2 Taças das Feiras (mais tarde chamada Taça Uefa). Entretanto, tornou-se seleccionador de Espanha.

Em Itália, o êxito foi ainda maior. Também aí chegou a Seleccionador - é o único treinador que comandou as selecções de três diferentes países europeus (e logo dos mais fortes)! No Inter, conquistou 3 Campeonatos, 1 Taça de Itália, 2 Taças dos Campeões Europeus (1964 e 1965) e 2 Taças Intercontinentais! Mais tarde, ainda treinaria o Roma, de novo o Inter e, por fim, outra vez o Barcelona. Retirou-se e ficou a lenda...

Mas há ainda algo a acrescentar. Foi de Helénio Herrera a expressão 12º jogador, referindo-se ao público. Foi pioneiro a incentivar a participação os adeptos no espectáculo:

"Helenio Herrera también incentivó la creación de las asociaciones de aficionados, al solicitar en los años que la afición jugase el papel de jugador número doce, y tuviese una actitud activa durante el partido, llevando banderas al campo y animando sin cesar, en vez de limitarse a contemplar el espectáculo como se acostumbraba entonces". (Helénio Herrera também incentivou a criação das associações de adeptos, ao solicitar que a massa adepta fizesse o papel do jogador número doze, e tivesse uma atitude activa durante o jogo, levando bandeiras para o campo e apoiando sem cessar, em vez de se limitar a contemplar o espectáculo, como era costume então). Infelizmente, nem todos tem seguido o seu exemplo, às vezes até se critica quem apoia...


Sem comentários: