FOTOS COM HISTÓRIA

Em 1982, o Belenenses desceu pela 1ª vez de divisão, deixando o quarteto dos que nunca tinham descido. E a época até parecia promissora. Lembremos o 1º jogo, em Alvalade, em que empatámos 2-2 em Alvalade, apesar dos 4 jogadores expulsos, do golo anulado, do penalty inventado no fim.
Nessa altura era impensável o Belenenses, um dos 4 grandes (não o 4º grande mas um dos 4 grandes), descer, e a notícia foi capa de todos os jornais não desportivos e abertura de telejornal.
A situação financeira era tão má, que se os equipamentos dos jogadores se rasgassem, não havia outros para os substituir.
Os novos ricos ignorantes de então profetizaram a nossa morte mas o Belenenses ressurgiu.
Na 2º divisão, era uma loucura. Os belenenses mobilizaram-se, depois do choque e invadiam aos milhares e milhares os campos dos adversários.
As 1ª foto refere-se ao jogo da subida na penúltima jornada, em Sesimbra, com a festa no final do jogo. Os Belenenses ocuparam tudo: bancadas, incluindo os lugares todos dos sócios do Sesimbra, e todas as imediações do estádio. Uma multidão imensa!
A 2ª foto é do jogo da consagração no Restelo. Como se pode ver, era um Restelo ultra-sobre-lotado. Como a lotação do estádio era então de 42.000, deverão ter estado umas 45.000 pessoas. Nunca um jogo da 2ª divisão teve, sequer que se aproximasse, tanta gente. Esta é a verdade, que não podemos consentir que se oculte ou distorça. Aí está a imagem...
E que isto nos sirva de estímulo para a época que aí vem!


4 comentários:

Unknown disse...

E eu estava lá com +/- 14 anos. Perdemos 1-0 com o U.Madeira. A bola do jogo chegou dos céus pelas mãos de 1 pára-quedista. Guardo para sempre na memória este jogo.
Mário Luís, Belenense desde sempre, sócio há mais de trinta.

Anónimo disse...

é pena que estes tempos não voltam mais ...

Fúria Azul 1984 + Belenenses Ultras disse...

Basta querermos!

Anónimo disse...

Infelizmente, é preciso muito mais do que simples querer.