UM SÁBADO PARA ESQUECER... OU NÃO

A lampionagem jogou no Restelo, com algo de colonização, o que já por si foi terrivelmente mau. Passaram-se coisas vergonhosas, inaceitáveis. E um manto de silêncio continua a encobri-las. Até quando?
 
Do jogo do nosso estádio em Braga, pouco há a dizer, até pela falta de comparência da nossa equipa. Talvez o único facto a destacar, seja a do árbitro-lampião Duarte Gomes, que  pela primeira vez na vida marcou um penalty contra o Belenenses que existiu mesmo. A expulsão de Meira, autor da falta disparatada, terá sido exagerada; mas devemos até agradecê-la desta vez. Só quando jogámos com um a menos é que houve algum equilíbrio (o que diz muito da trapalhada que vai naquelas cabeças). De resto, quanto menos jogadores tivéssemos em campo, menos eram as possibilidades de oferecer golos à equipa local. Fez bem o capitão em pedir desculpa aos adeptos. Mas era melhor evitá-las.

A Fúria Azul entrou e saiu de cabeça erguida. Nas bancadas, cantou do início ao fim, até ao apito final, mesmo quando sofríamos golos. Era impossível melhor prestação e demonstração do que esta! Fê-lo por questão de honra, de dignidade, de ter orgulho de ser Belém até morrer, apesar da vergonha que os jogadores protagonizavam em campo. Ao contrário de outros que só aparecem nos bons (óptimos momentos), a Fúria Azul sempre esteve presente, em todo o lado, mesmo nas horas mais tristes e sombrias.
 
A polícia de Braga mais uma vez viu nos adeptos do Belenenses um inimigo. Depois de algumas bocas de lado a lado entre adeptos que fizeram o ambiente aquecer, a polícia local fez o costume: carregar sobre a Fúria Azul. Até já no chão houve quem levasse bastonadas. Dos adeptos (do Belém, do Braga, seja de quem for), não é de esperar que sejam imparciais; mas as forças policiais têm a obrigação legal de o ser. Enquanto em Lisboa (Restelo) a polícia protege os visitantes até ao absurdo de cortes de ruas, em Braga a polícia local, embora paga pelos impostos de todos, agride e insulta os adeptos visitantes. Já damos como coincidência o facto de mesmo nos percursos mais inverosímeis haver gajos apedrejantes que adivinham que ali se vai passar. Afinal, se há bruxos em Fafe (e outros locais), por que não em Braga? Nota: ninguém aqui está a defender que, ontem, a polícia carregasse sobre os de Braga, nada disso! Fique claro.
 
Perante isto, sempre (há anos!) os responsáveis do Belenenses ficam calados ou até andam de braço dado com os que nos odeiam. Isto diz e ajuda a perceber muito do que têm sido estes nossos últimos tristíssimos anos. As queixas ainda vêm do lado oposto... Num clube em que se perde o respeito pelos adeptos, os adeptos perdem o respeito pelo clube, e é a isso que realmente assistimos no CFB.
 
Para terminar e falando novamente de Futebol: é preciso uma mudança radical de atitude. Ninguém pensa que o plantel é uma maravilha mas sem dúvida pode fazer bastante melhor, como fez na metade intermédio do Campeonato já volvido.
 
Outros resultados:
 
Basquetebol: Belenenses, 118 - Academia, 41
Voleibol Feminino: Braga, 1 - Belenenses, 3
Andebol: Passos Manuel, 21 - Belenenses, 20
 
 
 
 

1 comentário:

Ultrá disse...

Bom texto. Parabéns a todos os que deram o litro lá em cima, estiveram mt bem!